Siga-nos:

Fluxo de caixa, como mante-lo saudável?

Para pequenos e médios empresários, o fluxo de caixa com qualquer irregularidade pode tornar-se uma dor de cabeça. Nós que também ajudamos muitos empresários em sua gestão, gostaríamos de ajudar você a manter o seu fluxo de caixa saudável, e por isso, separamos algumas considerações que gostaríamos de dividir.

Em primeiro lugar, é importante sempre emitir a cobrança no momento da venda. Pode parecer óbvio, mas muitos negócios são feitos sem a emissão da cobrança em tempo real. Segundo especialistas, se você demorar para cobrar, é provável que espere o dobro do tempo para receber seu pagamento.

Outro ponto muito comum, é limitar sua forma de cobrança, o que pode restringir suas vendas a um determinado público. Por mais que seu negócio seja pequeno, hoje é preciso adequar-se aos cartões de crédito, fintechs e pagamentos online.

Deixar de vender por não se adaptar ao processo pode ocasionar frustração, tanto do lado do empresário, quanto do consumidor. Já falamos sobre algumas ferramentas aqui no blog, você pode conferir aqui.

Troque Informações

É importante atualizar o seu conhecimento sobre procedimentos que podem auxiliar na produtividade da sua operação. Empreender é um grande passo, manter-se conectado com as possibilidades é tão grande quanto.

Procure trocar informação com gestores mais experientes, e dividir suas inquietações sobre novas ideias com pessoas mais jovens. Além da troca de conhecimento, é muito relevante fazer o máximo de contatos que você conseguir. Atitudes simples como uma conversa em um evento, podem gerar parcerias futuras.

Seu fluxo de caixa saudável

A última dica é crucial para sua gestão: não se perca nos prazos e tampouco nas tarefas. Gestores precisam manter-se organizados e cuidadosos para evitar problemas indesejados. Por isso, recomendamos a utilização da plataforma PDV, que é um sistema completo com várias possibilidades, como gestão do caixa, emissão de cupom fiscal e controle de vendas por vendedores.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos